Situado na região sudeste de Las Vegas, o Lago Mead é considerado um dos cartões postais dos Estados Unidos, além do maior reservatório artificial do país.
O lago ganhou forma com a construção da Represa Hoover em 1936 e trata-se de uma fonte vital de fornecimento de água no sudoeste americano.
Se você quer saber mais sobre esse ponto turístico, no post de hoje abordaremos mais detalhes da sua história, diferenciais e atividades que podem ser feitas no local. Desejamos uma ótima leitura!
Como nasceu o Lago Mead?
O Lago Mead foi criado em 1935, logo depois que a represa Hoover foi concluída, sendo considerada uma das maiores obras da engenharia naquele período.
A infraestrutura foi construída com o propósito de evitar inundações e armazenar água para abastecer regiões mais secas do sudoeste dos Estados Unidos, como a Califórnia e o Arizona.
O reservatório, que surgiu a partir da represa, tem uma extensão de 180 quilômetros ao longo do Rio Colorado e cobre uma área de, aproximadamente, 640 km², tendo uma capacidade de armazenar 35 bilhões de metros cúbicos de água.
Além de ser um equipamento essencial para funcionar como reservatório, o Lago Mead também desempenha um papel importante no que se refere ao turismo e lazer. Um ponto diferencial são as águas claras e margens escarpadas, que tornam o ambiente convidativo para atividades como pesca, passeios de barco, camping e trilhas.
Fonte de água e energia
Essa função de abastecimento do Lago Mead é um ponto que chama a atenção, principalmente, pela relevância que essa função exerce em todo o país.
Ele fornece água para aproximadamente 25 milhões de pessoas em regiões como Las Vegas, Phoenix, Los Angeles e grande parte do sul. Além disso, o reservatório cumpre um papel importante para a agricultura local, fornecendo irrigação para milhares de hectares de terras agrícolas.
Outra contribuição importante do Lago Mead é a energia elétrica gerada pela Represa Hoover porque, por meio dessa produção, é possível abastecer residências em Nevada, Arizona e Califórnia, se transformando assim em uma importante infraestrutura energética para a região.
O que chama atenção no Lago Mead?
Visitar o Lago Mead é uma experiência turística diferenciada, principalmente pelo amplo leque de possibilidades que o local oferece. Confira algumas atrações do local!
Beleza natural
O Lago Mead chama atenção por sua paisagem exuberante, já que ele é rodeado por montanhas e desfiladeiros que criam paisagens que impressionam pela beleza.
É válido destacar que o contraste entre as águas azuis e o cenário árido do deserto proporciona um visual sensacional, sendo o espaço ideal para fotografias incríveis.
Atividades aquáticas
O Lago Mead também é o lugar feito sob medida para quem gosta de esportes aquáticos, já que os visitantes podem praticar atividades como pesca, esqui aquático, stand-up paddle, natação, caiaque, entre outros.
Para a prática desses passeios, o local dispõe de infraestrutura com infraestrutura para alugar equipamentos, facilitando assim a prática dessas atividades.
Caminhadas
Além dos passeios aquáticos, ao redor do Lago Mead existe espaço com trilhas com diferentes níveis de dificuldade, ideais para quem gosta de caminhadas e trekking.
Estão entre as trilhas mais populares a Historic Railroad Trail e a River Mountains Loop Trail, que oferecem vistas incríveis ao lago e à Represa Hoover. Existem trilhas que permitem explorar formações geológicas fascinantes e locais menos conhecidos do parque.
Proximidade com a represa
Além do visual bonito e das atividades esportivas, a proximidade com a represa Hoover é outro diferencial desse passeio.
A represa chama atenção por sua estrutura e os visitantes podem fazer passeios guiados para entender mais sobre sua história, função e impacto na região.
Como chegar ao Lago Mead?
O trajeto para o local é relativamente fácil, principalmente porque o Lago Mead está bem perto de Las Vegas, que é um dos destinos turísticos mais procurados. Para quem for sair da cidade do pecado em direção ao local, o trajeto dura entre 30 e 40 minutos.
Entretanto, para quem não quiser dirigir, é possível contratar serviços de transporte privado como táxi e motoristas de aplicativo, sem falar nas excursões turísticas que são realizadas para o local.
Conclusão
Como mostramos até aqui, além da função de assistir as pessoas em itens básicos como água e energia, o Lago Mead é uma atração turística para quem vai viajar para Las Vegas e quer conhecer lugares incríveis no entorno.
Porém, para organizar este passeio, é válido contar com ajuda especializada de empresas que entendam do assunto. Se você gostou do conteúdo e quer saber mais dicas sobre como visitar pontos turísticos próximos a Las Vegas, fale com os nossos especialistas.